terça-feira, 16 de dezembro de 2008

[Cesariana]


O Brasil hoje é campeão em partos cesarianas. A cesariana já representa 43% dos partos realizados no Brasil no setor público e no privado. Nos planos de saúde, esse percentual é ainda maior, chegando a 80%. Já no Sistema Único de Saúde, as cesareas somam 26% do total de partos. Em maio deste ano o Ministério da Saúde lançou a Campanha Incentivo ao Parto Normal. Aonde tenta, por forma de comparação entre a cesariana e o parto normal reduzir o número de nascimentos “forçados”. Para se ter uma ideia, países como Holanda tem apenas 10% dos seus partos feitos com a técnica de cesariana (o indicado pela OMS é de 15%, contra os 43% do Brasil).
As desvantagens são várias, no blog http://sobcesaria.blogspot.com são colocadas apenas 50 desvantagens com relação à cesariana. Como a lista é grande achei melhor colocar só 13!

Para o Bebê:

Risco de morte 10x maior para o bebé;
Maior risco de infecção neonatal por aspiração de mecónio;
Maior risco de morte fetal inexplicável no final da gestação seguinte;
A mãe pode precisar de analgésicos fortes para aliviar a dor no pós-parto e estes podem passar para o bebé através do leite;
Maior risco de internamento do neonato em UTI.

Para a mãe:

Risco de morte 4x maior;
Risco de infecção hospitalar;
Pós-parto demorado e dolorido;
Depois o desconforto da cirurgia, a dor, a maior dependência de outras pessoas para cuidar do bebé;
Dificuldades para engravidar posteriormente, maior risco de infertilidade posteriormente;
Risco de hemorragias, transfusões e morbilidades provocadas por transfusões;
Risco de acidentes com anestesia;
Maior índice de depressão pós-parto.

É claro que não estou dizendo que cesariana tem que ser evitada. Em casos especiais, quando a criança já passou do tempo de “sair” ou por algum outro motivo natural – morte da mãe – a cesariana é a única escolha para o nascimento. Agora, meu leitor, quando estiver na dúvida sobre como se filho, irmão, primo, ou o que for estiver para nascer, transmita esse pensamento.
Como diz o próprio slogan da campanha do governo: Deixe a vida acontecer.
Forte abraço.

Veja também:

http://sobcesaria.blogspot.com

0 comentários: