sábado, 1 de novembro de 2008

[Legalidade]

Quando tocamos no assunto "Legalização da Maconha" sempre tempo os polos de opnião, uns são a favor e outros contra. Se um dia me perguntarem eu responderei: "Ainda não precisamos."

Agora você deve estar se perguntando:"Ainda não? Esse garoto não está puro, anti-dopping nele!"; Mas acalme-se, não é para gerar nenhuma espécie de especulação sobre meu estado de lucidez.

Por alto, quando entramos nessa discussão muita gente é a favor por causa dos danos causados aos seus consumidores, falo no tocante do estigma social. Já a vertente que é contra apenas afirma que isso legitimaria o poder dos traficantes.

Vamos para o princípio dessa idéia de legalização para que vocês possam entender a minha opnião. O governo holandês resolve liberar o uso da maconha, mas não por causa de pressão da opnião pública para este, muito pelo contrário. Essa medida foi seguindo a filosofia: "dos males o menor". Muitos jovens holandeses que começava sua "carreira" nas drogas pela maconha, com o tempo, estes começavam a buscar drogas mais pesadas como o crack e a heroína - que por sua vez custavam muito para o governo reabilitar aquele jovem.

Logo, o governo começa a incentivar os esportes - tanto que muitas praças em Amsterdã tem halfpipe, circuito street para patins, skate e bicileta -, a cultura - shows em praça aberta de bandas jovens - e a legalização da maconha - por essa vocês não esperavam.

O que era um mal, para eles virou uma medida de controle, aonde o "comerciante" via-se obrigado a pagar impostos pela comercialização, mas tinha toda a segurança e estabilidade de ter um comércio legalizado, sem disputas de controle, sem mortes, nada, apenas comércio. E os jovens consumidores de maconha também se sentem aparados e "incentivados" pela lei a continuar só na maconha, já que outras drogas não são legalizadas não tem motivos para ficar se arriscando.

Por isso, agora eu volto ao início do texto, penso que ainda não devemos liberar, já que precisamos de uma reforma estrutural, desde o incentivo ao esporte, melhoria na qualidade de vida, saúde e estudo. Se nada disso der certo, aí podemos começar a pensar seriamente em fazer isso, pois, como os holandeses sabiamente ouviram o ditado popular: "Dos males o menor".

4 comentários:

Unknown disse...

Oiiii Primeira vez que venho ao blog então primeira vez que comento. Sobre a lgalização da maconha sou contra, algo que vicia que te torna dependente daquilo para viver para mim não deve ser visto com bon olhos. O que o nosso país precisa sim é de uma reforma geral politica mas também pessoal porque quem faz a politica são as pessoas.

Pierre Oack's disse...

Sou completamente a favor da legalização, a sociedade é hipocrita ao ponto de nos influenciar a beber e fumar e condenar a maconha.
não conheço ninguem que fume e bata na mulher e nos filhos, ou que fume e bata com o carro, a bebida mata mais que o trafico, com a legalização o trafico ia perder força.
é uma questão de logica!
Belo blog mano!
Serei um leito assiduo esta nos meus feeds!

Anônimo disse...

Primeiramente,Oi Caio!
Em relação ao post sobre a maconha,devemos observar alguns fatos.No Brasil, para se falar em legalização da maconha no presente, devo concordar que precisamos ter uma realidade em que fundamente esta legalização, uma realidade que se faça necessário este tipo de atitude.
O que no meu ver, o nível em que o tráfico de drogas está atingindo e o poder cada vez crescente, já é suficiente para se falar em legalização.Na Holanda, o fato social gerador da medida de legalização foi outro, o que não impede que no Brasil seja outro mais diferente ainda,já que cada país deve adotar medidas a que sua realidade social exige.
Se fosse legalizado, o tráfico perderia bastante força, e ajudaria a combatê-lo.Por outro lado, o Brasil, por ser um país recente, não tem formação cultural e moral/ética para conviver com a maconha liberada.
Por outro lado mais isolado ainda, temos o convívio do alcool, que é uma droga com um potencial muito maior que traz mazelas sociais profundas, tornando-o pior que todos os efeitos da maconha.
Sem querer falar muito(rs), você não concorda comigo que hoje vivemos uma necessidade de legalização aparente, uma incoerência e hipocrisia face o alcool liberado e a proibição da maconha, e uma falta de preparo e identidade moral no Brasil, por que o país é recente na história da humanidade e ainda não tem maturidade social pra discutir este fato abertamente e no mesmo nível com toda a população.
É isso, e parabéns por se propôr a falar de um tema tão polêmico!
Abraço, e see ya in Tibia!hahaha

Unknown disse...

o que eu posso dizer. Falou tudo!
Se nosso governo tivesse um pouco mais de inteligência e um pouco menos de corrupção, concerteza pederiamos seguir o exemplo da holanda e concerteza nãoteriamos tantos problemas com criminalidade e jovens viciados em nosso Brasil.