sexta-feira, 13 de agosto de 2010

[Somos~Nós]


Nós tomamos decisões, dedicamos nosso tempo, nossa atenção e forças para alcançar uma meta. Infelizmente nem sempre conseguimos e isso, causa uma certa frustração. Até aí tudo normal. Tentativa e erro é algo muito bom, afinal, quanto mais você erra, mais você aprende a como não fazer.

Sempre que acontece alguma coisa e o resultado não é satisfatório, a gente normalmente tem duas reações, a do "se eu" e o "mas também". Quando você está andando para pegar um ônibus e vê ele partindo. É evidente que bate aquele pensando "droga, por pouco não peguei", até aí, tudo bem, muito justo. Só que depois vem a marca do cabeça baixa, você pode falar "SE EU não tivesse parado pra tirar aquela meleca, teria chegado a tempo" ou então "MAS TAMBÉM, esse pessoal dá o dinheiro certinho da passagem, nem da tempo pras pessoas que estão longe alcançar e entrar no ônibus".

Por favor, não faça mais isso. Sérinho.

A gente tem esse complexo de coitado pra aliviar as nossas falhas. Tenha hombridade, quando errar fale "porra, perdi o ônibus" ou "Ah... dei mole nessa" e não pense em se justificar, tire algo positivo disso, afinal, o ponto de ônibus estará vazio agora.

Ah! Já ia esquecendo de falar de mais dois tipos de cabeça baixa, é o masoquista e o satânico. O primeiro faz tudo certinho, se esforça, corre atrás, perde o sono, faz 90% do esforço e se não consegue nada coloca a culpa nele mesmo. Chega a ser ridículo, pensar nisso, mas vamos colocar um exemplo: você acorda, se arruma, sai de casa e vai para algum lugar. No meio do caminho o ônibus (repararam que eu só falo de ônibus, né?) enguiça. Resultado, você chega atrasado. Aí o cabeça baixa masoquista dirá “poxa, a culpa foi minha, não dei muito tempo para caso isso acontecesse”. É como se a pessoa tivesse se culpando por não ter vidência, só pode.

Agora, o satânico é mais problemático. Além de todos esses dogmas o cara coloca a culpa dos próprios fracassos num cara que algumas pessoas nem se quer acreditam. Se o cara faz corpo mole a vida toda, cede a qualquer tipo de vício, faz merda sem pensar de quem é a culpa? De Satanás, o pai da mentira. Não! É culpa do fraco que aceita envergar para as coisas que levam qualquer pessoa a se degenerar. Se eu nunca estudei, não me preparei para o futuro, tive 5 filhos e recebo um salário minimo o culpado do meu aperto sou eu e não uma criatura mistica. É que nem colocar a culpa no saci quando um pé-de-meia seu some.

Pare de reclamar. Seja homem, encare seus problemas. Afinal de contas, problemas só aparecem quando a nossa vida está se movimentando. Quanto mais progresso, mais problema.

OBA!

0 comentários: